
O jogo cita “a lenda das almas iluminadas pela luz do Cristal numa civilização do futuro” e o tema do jogo será "aqueles que sobrevivem ao mundo", foi dito que a Lighting tem uma missão totalmente contrária ao dos outros FFs, ela tem a missão de destruir o mundo e a humanidade pelos seus erros.
A trama desenrola-se em torno de uma civilização futurista e fechada denominada como "Cocoon" que foi criada pelo crystal para abrigar a humanidade da forma mais completa e conveniente possível. Tal civilização isolou-se do resto do planeta para proteger a humanidade da ameaça dos monstros e com o tempo o próprio crystal encarregou-se de fazer a tecnologia evoluir e a vida dos humanos melhorar controlando o fluxo da criação. Com o passar do tempo o submundo de Pulse (aqui, todos os planetas que não faz parte de Cocoon são denominado como "Pulse") desperta também através do poder de um crystal contrario ao de Coccon despertando o medo entre os habitantes da cidade futurista, algo que não pode ser visto entrou na cidade, as pessoas começaram a acusar e odiar umas as outras e aos poucos o caos estava espalhado por Coccon.
O "Governo sagrado" passou a expulsar para Pulse, todos aqueles com suspeitas de terem sido influenciados pelo "Exterior" (o termo original é Outside, refere-se a qualquer coisa criada pelo crystal de Pulse, ou seja qualquer coisa que não tenha sido originada em Cocoon). O Crystal que antes era a fonte da vida agora julga as pessoas e expulsa-as da sua criação. É ai que surge Lighting que tem como missão destruir a humanidade.
O jogo produzido pela Square Enix promete uma aventura espectacular que só jogando se pode senti-lo.